01 >


FOZ PODERÁ SEDIAR O MAIOR EVENTO DE ENFERMAGEM DA AMÉRICA LATINA

Organizadores do Congresso Brasileiro de Enfermagem estiveram com o Prefeito Chico Brasileiro nesta terça-feira para apresentar a proposta do evento




Em 2019 Foz do Iguaçu poderá sediar o 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o maior evento científico da área na América Latina. Detalhes do evento foram apresentados hoje (23) pela comissão organizadora ao prefeito Chico Brasileiro e à secretária de saúde, Katia Yumi Uchimura. 

Promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), o congresso deve reunir mais de 5 mil enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. No ano passado o evento foi realizado no Rio de Janeiro, e este ano acontece em Campinas/SP entre os dias 26 a 30 de novembro. A programação inclui palestras, mesas redondas, workshops e apresentações de trabalhos científicos. 

Durante a reunião, o prefeito Chico Brasileiro disse que a cidade está de portas abertas para receber este grande evento e que os organizadores poderão contar com o apoio da Prefeitura. “Um congresso desta grandeza fomenta o desenvolvimento científico, técnico, social e turístico da região. A prefeitura está de portas abertas, pretendemos colaborar na logística, no apoio junto à rede hoteleira e movimentação política que for preciso”. O chefe do poder executivo ressaltou ainda o compromisso da Secretaria de Saúde em manter a capacitação dos servidores. “Eventos como esse vêm para somar e contribuir com nossos profissionais de enfermagem, que também poderão participar das atividades do congresso”, disse. 

O coordenador geral do CBCENF, Magno Guedes afirmou que Foz do Iguaçu reúne todas as condições para sediar o congresso. “Há quatro anos estamos tentando organizar o evento aqui, e por isso não mediremos esforços para trazer o congresso para Foz”, ressaltou. 

Além dos atrativos turísticos, os organizadores citaram a rede hoteleira como um dos fatores fundamentais para a promoção do congresso. “Fomos muito bem recebidos na cidade e a rede hoteleira é completa para atender a qualquer tipo de evento. A localização estratégica da cidade também vai nos permitir intensificar as relações com o Mercosul”, disse o tesoureiro do COFEN, Gilney Guerra.  “Somos o maior evento de Saúde da América latina. O CBCENF plantou sementes para o desenvolvimento científico, cultural e social da profissão, além de inclusão dos estudantes nos avanços da categoria”, concluiu. 

COFEN
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os seus respectivos Conselhos Regionais (CORENs) foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.905. Juntos, formam o Sistema COFEN/Conselhos Regionais. 

Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN é responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.