12 >
}

SERVIDORES DA SAÚDE PASSAM POR TREINAMENTO SOBRE SISTEMA DE CONTROLE DE FREQÜÊNCIA POR BIOMETRIA

Capacitação promovida pela Secretaria de Tecnologia de Informação visa automatizar controle de freqüência e eliminar uso de papel




A equipe de recursos humanos da Secretaria Municipal de Saúde está passando por um treinamento para a gestão do Sistema de Controle de Freqüência por Biometria. A capacitação teve início hoje e segue até amanhã (09) no telecentro da Secretaria de Tecnologia da Informação e visa preparar os trabalhadores para a automatização do sistema. Servidores da folha de pagamento do município também participam do treinamento. 

Além de tornar mais transparente e eficiente o processo de lançamento de dados de freqüência, a medida é sustentável, pois elimina uma quantidade considerável de papeis. 

“A medida integra os servidores no processo de automatização nos processos da prefeitura que também estão concatenados à sustentabilidade. É uma ação contínua e extremamente importante para gerar eficiência no sistema público”, ressaltou o secretário de tecnologia da informação, Evandro Ferreira. 

O treinamento dá continuidade às ações que vem sendo desenvolvidas desde o início da gestão pela SMTI e que já capacitaram os gerentes das unidades básicas de saúde, dentre vários setores da prefeitura para a gestão do sistema de controle de frequência informatizado.  

Foco 

A capacitação está sendo ministrada pelos técnicos de informática, Rodrigo Rossi e Vivian Espínola e é voltado ao setor administrativo e de recursos humanos dos equipamentos da saúde pública, como o SAMU, UPA's e UBS's.  De acordo com Espínola, o foco principal é aperfeiçoar o lançamento de informações relativas ao controle da freqüência dos servidores no sistema informatizado. 

“Esses processos bem executados otimizam o uso de papel para apresentação do cartão ponto, uma vez que são todos efetuados eletronicamente e em sincronia com a folha de pagamento. Somente se tornam necessárias as apresentações físicas de atestados, licenças, certificados e outros documentos peculiares a serem armazenados em pasta funcional de cada servidor, dados que posteriormente são digitalizados e armazenados na nuvem”, explicou Espínola. 

Biometria

O ponto biométrico foi implantado pela prefeitura em meados de 2017 e está instalado nas abrangências da Secretaria da Saúde. O Decreto 25.772 de 16/08/2017 estabelece o horário de expediente, atendimento e escalas de trabalho na Secretaria Municipal da Saúde. A medida também contempla um antigo anseio da comunidade pela fiscalização dos cumprimentos nos horários dos profissionais da área.