SERVIDORES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE O PROGRAMA CRESCER SAUDÁVEL SERVIDORES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE O PROGRAMA CRESCER SAUDÁVEL 02 >
}


PORTAL
TRANSPARÊNCIA
WhatsApp

Data | Hora de publicação: 30/08/2019 | 14:53:39

SERVIDORES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE O PROGRAMA CRESCER SAUDÁVEL

Programa integrará ações já existentes no município para efetivo trabalho de combate á obesidade infantil




No último dia 23 de agosto, mais de 40 profissionais representantes de equipes de saúde, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, diretores, coordenadores pedagógicos de escolas e CMEIS e nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação vinculados ao PSE, bem como  agentes de endemia  do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), integraram capacitação sobre o Programa Crescer Saudável vinculado Programa Saúde na Escola (PSE). 

O momento, realizado nas dependências do Auditório da Vigilância Sanitária e organizado pelas Coordenadoras dos dois programas da Diretoria de Atenção Básica, foi desenvolvido a partir de novas demandas que surgiram após a adesão municipal ao Programa Crescer Saudável, em maio deste ano. 

A meta do programa é o combate à obesidade infantil e para tanto é necessário que o município realize, junto às escolas pactuadas ao PSE: avaliação do estado nutricional (peso e altura) das crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, nas escolas participantes do PSE; a oferta de atividades coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável e de promoção de práticas corporais e atividades físicas para este público; e o encaminhamento das crianças identificadas com obesidade, a partir da avaliação antropométrica, para intervenção e cuidado na rede de atenção à saúde do município estão entre os pontos a serem atingidos com o projeto. 

A partir desses pontos, pautou-se a organização das ações de antropometria que já estão sendo realizadas nas escolas  e CMEIS, bem como quanto a organização de ações de promoção da alimentação adequada e saudável e de práticas corporais e atividades físicas.  

“O programa é recente, e aderimos somente em março, mas queremos atingir as metas até dezembro. Hoje ele funciona como um braço do PSE, onde metas eram as ações de promoção de alimentação saudável, atividade física, dentre outros, como antropometria. Mas esses dados não eram utilizados de maneira eficiente. Agora com o Crescer Saudável podemos ter maior controle para conhecer essa realidade,  garantir o encaminhamento, avaliação e acompanhamento via unidades de saúde. Com isso o combate à obesidade que é a principal meta, poderá ser  realizada”, comentou Aline Luiza Führ, nutricionista coordenadora dos programas de nutrição.

De acordo com o Ministério da Saúde, um estudo recente aponta que crianças acima do peso possuem 75% mais chance de serem adolescentes obesos e adolescentes obesos têm 89% de chance de serem adultos obesos. Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas e 18,9% dos adultos estão acima do peso.