SAÚDE NA ESTRADA MOBILIZA CAMINHONEIROS EM FOZ DO IGUAÇU SAÚDE NA ESTRADA MOBILIZA CAMINHONEIROS EM FOZ DO IGUAÇU 11 >
}


PORTAL
TRANSPARÊNCIA

PORTAL
SERVIDOR

PORTAL
SAÚDE
WhatsApp

Data | Hora de publicação: 02/12/2019 | 14:55:19

SAÚDE NA ESTRADA MOBILIZA CAMINHONEIROS EM FOZ DO IGUAÇU

Ação da Rede do Posto Ipiranga conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde com oferta de testes rápidos e vacinação




As equipes de saúde do distrito Leste estão apoiando o Programa Saúde na Estrada, uma ação promovida pela Rede de Postos Ipiranga ontem (28) e hoje (29) no Posto Gasparin (BR 277). A mobilização direcionada aos caminhoneiros oferta uma série de exames preventivos para detecção de hipertensão, diabetes, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação (tríplice viral, antitetânica e tríplice viral), testes de visão e cuidados com o bem estar e a beleza. 

A supervisora do distrito Leste, Ângela Aparecida da Silva, conta que a atividade facilita o acesso à saúde e também atrai os comerciantes do local. “Embora a ação seja direcionada aos caminhoneiros, muitos comerciantes e moradores da região aproveitam o intervalo do trabalho para fazer os exames por conta da facilidade”, expressou. 

A ação alcança principalmente os homens que são o centro da campanha do “Novembro Azul”, dedicada ao combate ao câncer de próstata e a conscientização sobre a importância do autocuidado. “Essas ações alcançam os homens que não buscam o sistema de saúde. Conseguimos identificar um caminhoneiro com a pressão alta e encaminhamos para a UPA e também um morador da região com a glicemia alta, que também foi encaminhado para o sistema”, contou Ângela. 

Saúde na Estrada
Saúde na Estada é o maior evento itinerante de saúde do Brasil, atendendo caminhoneiros e comunidades próximas a postos de Rodovia. O programa tem 12 anos e atende a demandas primárias do dia a dia dessa classe de trabalhadores. 

“Nosso propósito é ser uma plataforma de conveniência na rotina das pessoas. Esse direcionamento é para todas as nossas ações. Os caminhoneiros são um importante público para nós e devemos ir além, transcendendo a relação entre cliente e postos para a prestação de um serviço que contribui para a qualidade de vida e assistência a eles. Dessa forma, valorizamos a classe, com meios para melhorar suas rotinas de trabalho, com saúde e entretenimento”, disse Plinio Figueiredo, Gerente Executivo de Inovação e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga.

Dados
No Saúde na Estrada, por meio dos exames realizados nos caminhoneiros, a Ipiranga acompanha um crescimento preocupante dos dados de saúde coletados nos eventos, destacando que 73% dos caminhoneiros avaliados em 2018 estavam com aumento no índice glicêmico e 52% com pressão arterial elevada. Esses dados permitem à Ipiranga traçar um panorama das condições de saúde do caminhoneiro e auxilia a rede a desenvolver novas soluções para o público das estradas.