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Data | Hora de publicação: 02/12/2019 | 19:53:25

Prefeitura lança novo portal com mais funcionalidades para a população

Acessibilidade e transparência também foram priorizadas no novo site, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação




A Prefeitura de Foz do Iguaçu lançou nesta segunda-feira (2) um novo portal eletrônico, com informações institucionais e serviços on-line. O novo site reúne as informações da administração pública, além de matérias dentro da Agência Municipal de Notícias com um design mais intuitivo e fácil de usar. 

O portal foi desenvolvido inteiramente pelos servidores do Departamento de Engenharia de Software da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI). Entre as novidades implantadas no site, estão o contraste para pessoas daltônicas e a possibilidade de aumentar o tamanho da fonte (letras) para facilitar à leitura, especialmente para os usuários com dificuldades de visão.  

O link para o Portal da Transparência também acompanha o usuário durante todo o site, priorizando a transparência dos atos administrativos, tanto na navegação em computadores como em tablets e smartphones. Todos os processos de compras  foram centralizados em uma única página dentro do Portal da Transparência. 

“O novo site é responsivo, ou seja, as páginas se adaptam ao tamanho das telas em que estão sendo exibidas, em celulares, tablets ou computadores. Essa tecnologia melhora a visualização e facilita a navegação dos usuários”, adiantou o secretário de Tecnologia da Informação, Evandro Ferreira.  “Com o intuito de facilitar a vida do cidadão, criamos um site com novas alternativas ao contribuinte. Dessa forma, em muitos casos, não será preciso se deslocar até a prefeitura para utilizar um serviço”, acrescentou.

O projeto foi desenvolvido pela equipe da DIEN – Diretoria de Engenharia de Software, e coordenado pelo programador Alan Felipe Farias. “Modernizamos o portal dando facilidade de uso. O site antigo estava muito carregado, conseguimos deixar a página mais leve, assim as informações podem ser acessadas com mais rapidez”, explica. 

CENTRAL DE SERVIÇOS

Na Central de Serviços os contribuintes têm acesso à emissão de taxas, autoatendimento para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou Programa de Recuperação Fiscal (Refis), consulta da posição na fila para atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros. Dentro da página de cada uma das secretarias é possível visualizar todos os serviços disponíveis em cada uma delas, além da apresentação das atribuições da pasta e os setores estruturados.

As novidades incluem ainda uma agenda com os eventos do município, uma página de apresentação de programas e projetos, além de um mecanismo de busca mais eficaz para consultas às publicações feitas por meio do Diário Oficial do Município. 

Os usuários que consultarem os horários de ônibus serão direcionados diretamente o Moovit, aplicativo de mobilidade que contém todas as informações. Outra novidade é o acompanhamento das obras públicas. 

CENTRAL 156

O novo portal conta ainda com a versão web da Central de Requisição de Serviços 156 Foz, onde o cidadão poderá se cadastrar e abrir demandas de alguns serviços, sugestões ou reclamações, como por exemplo: Vias Urbanas, Iluminação Pública e registro de reclamações diretamente na Ouvidoria Municipal. A expectativa da SMTI é, em breve, disponibilizar  todos os tipos de serviços de todas as secretarias da Prefeitura Municipal de Foz.
 
Além desta opção via novo portal, existe o aplicativo 156Foz, que foi 100% desenvolvido pela equipe da SMTI e  já está disponível para download gratuito no Google Play e App Store. A Central 156 proporciona um canal de fácil acesso para a população com a gestão pública municipal, a centralização dos serviços e sugestões e é uma importante ferramenta para mensurar a execução das atividades, conforme os apontamentos feitos pelos moradores.