Hospital Municipal dá início ao Programa Seguro para a Pessoa Idosa Hospital Municipal dá início ao Programa Seguro para a Pessoa Idosa 12 >

Data | Hora de publicação: 11/02/2020 | 10:32:19

Hospital Municipal dá início ao Programa Seguro para a Pessoa Idosa

Iniciativa está em desenvolvimento em apenas cinco unidades hospitalares todo o Brasil

Escolhido dentre cinco hospitais do Brasil para a implantação do Programa Hospital Seguro para a Pessoa Idosa, o Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) deu início na semana passada, a parceria do projeto junto ao Hospital do Coração (HCor), de São Paulo.

Presentes na primeira videoconferência, o grupo de trabalho que irá atuar durante 12 meses no setor da Clínica Médica do HMPGL. A equipe é responsável pela formulação do projeto operacional, execução das ações planejadas e monitoramento dos indicadores. “Buscaremos a melhoria no atendimento ao idoso, diminuindo riscos de complicações e reinternações”, mencionou a enfermeira supervisora da Clinica Médica, Viviane Vieira.

A coordenadora geral de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Elizabete Ana Bonavigo, disse que “os hospitais escolhidos deste programa podem se tornar referência para novos projetos, além de contribuírem na elaboração de diretrizes para as unidades hospitalares do país”, frisou Elizabete.

Programa

O programa é desenvolvido pelo Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, e viabilizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde (MS).
Segundo o diretor Técnico do Hospital Municipal, Fábio Marques, os benefícios dessa parceria já podem ser notados. “O hospital é um ambiente de alta complexidade e também de alta periculosidade. Essa atenção especial ao paciente idoso é extremamente necessária, pois ajuda a reduzir as complicações da internação, e o HCor trouxe uma equipe de ponta para ajudar nesse projeto. Estamos muito animados com essa parceria, ” pontuou Marques.

Envelhecimento populacional

Estimativas apontam que em 2020 a população idosa represente um universo de 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo. Este segmento populacional aumentará 2,4% ao ano, a partir de 2025, ano em que o Brasil ocupará o sexto lugar no ranking dos países em número de idosos: serão cerca de 32 milhões de pessoas nessa faixa etária.