15 >
}


PORTAL
TRANSPARÊNCIA

PORTAL
SERVIDOR

PORTAL
SAÚDE

DIVISÃO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Atribuições:

 

1. Coordenar, aperfeiçoar e executar a implantação do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos;

2. Elaborar e acompanhar editais, visando à implantação e/ou extensão de atividades relacionadas ao Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos;

3. Estabelecer, acompanhar e avaliar a logística da coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis;

4. Acompanhar o desempenho das cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis e manter registro atualizado;

5. Fomentar a aplicação da logística reversa de resíduos sólidos com envolvimento dos diversos setores produtivos;

6. Fiscalizar os serviços desenvolvidos por cooperativa e/ou associação de catadores de materiais recicláveis, quanto às metas estabelecidas em Editais de Chamamento público;

7. Apoiar ações de revisão e implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico;

8. Coordenar equipe de educadores sociais designada para o Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos;

9. Firmar parcerias com secretarias e autarquias municipais para a execução e implantação do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos;

10.Fomentar, desenvolver e avaliar políticas públicas vinculadas a projetos e ações de educação ambiental nos âmbitos Municipal, Estadual, Regional e Federal;

11.Consolidar parcerias com outras instituições promotoras da educação ambiental;

12.Produzir e divulgar documentos com a finalidade de educação e orientação ambiental; Ano XXII Diário Oficial Nº 3.582 de 26 de Abril de 2019 Página 142 de 159 www.pmfi.pr.gov.br

13.Utilizar o Centro de Educação Ambiental do Iguaçu – CEAI/Sala Verde como espaço educador e instrumento de educação ambiental;

14.Disponibilizar atendimento pelo CEAI/Sala Verde (espaço interativo de informação socioambiental) a estudantes e pesquisadores de temas socioambientais;

15.Organizar e participar de eventos socioambientais, bem como de atividades alusivas às datas comemorativas relativas ao meio ambiente;

16.Avaliar e orientar as ações de educação ambiental propostas pelas diretorias da Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

17.Promover a educação ambiental nos ensino Formal e Não Formal em programas e projetos socioambientais do município;

18.Fomentar e apoiar a construção de agendas escolares, em consonância ao Programa Agenda 20/30 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS;

19.Apoiar professores da rede pública e privada a incorporarem a educação ambiental em suas práticas cotidianas nos espaços escolares;

20.Promover e ofertar momentos de formação tais como: oficinas, palestras e cursos sobre temas socioambientais para professores, servidores, bem como para a comunidade;

21.Atuar de forma sistêmica e complementar as ações dos órgãos constituídos, respeitando suas competências;

22.Integrar, apoiar e fortalecer o Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu – CEMFI;

23.Promover a educação ambiental nos diversos órgãos, secretarias e instituições do Poder Público Municipal, alinhada aos temas do Plano Municipal de Saneamento Básico, Cidades Sustentáveis, Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS;

24.Articular com as Secretarias Municipais da Educação, de Agricultura, de Obras, Planejamento e Captação de Recursos, de acordo com as diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, a preservação, conservação e uso racional dos espaços em sincronia com as Políticas de Meio Ambiente do Estado e Governo Federal; e

25.Elaboração de plano de aplicação de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente - FMMA em projetos e/ou programas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e acompanhar os trâmites de aprovação junto ao Conselho Municipal do Meio Ambiente - COMAFI.

 

INFORMAÇÕES, LINKS E DOWNLOADS

Chefe de Divisão: Rosani Borba


Telefone: (45) 3308-2163: E-mail: foz.coletaseletiva@gmail.com


Endereço da Divisão: Avenida Juscelino Kubitschek, 3287 - Vila Paraguaia - Foz do Iguaçu-PR


Horário de Funcionamento: 08:00 ás 12:30 e 13:30 ás 17:30.