14 >
}


PORTAL
TRANSPARÊNCIA

PORTAL
SERVIDOR

PORTAL
SAÚDE

Ordenamento e fiscalização do trânsito

Através de um convênio firmado com o Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), a Guarda Municipal assumiu importante papel no ordenamento e fiscalização do trânsito no município. Atualmente, 231 guardas municipais atuam como agentes da autoridade de trânsito desenvolvendo ações de fiscalização, policiamento ostensivo e autuações necessárias de infratores.

Para atuar no trânsito, os guardas municipais participam de cursos que incluem atendimento de acidentes, vistoria de veículos e aplicação do Código de Trânsito Brasileiro.

Além da fiscalização, a Guarda Municipal, em conjunto com o Foztrans, investe também na educação por meio de palestras de trânsito. As aulas são ministradas na Escola de Trânsito, montada pelo Foztrans e localizada na Vila Portes. A estrutura do local traduz, por meio de réplicas em miniatura, várias situações reais de trânsito. Pontos de ônibus, calçadas, faixas de pedestre, placas de sinalização fazem parte da mini-cidade projetada exclusivamente para as aulas.

Na sala de vídeo, as crianças também assistem a vídeos educativos produzidos com uma linguagem dirigida para a conscientização de crianças e adolescentes. Em aulas descontraídas, os guardas trazem as leis de trânsito para o dia-a-dia dos alunos. Explicações como os cuidados ao embarcar e descer dos ônibus, os perigos de brincar na rua e a importância do uso do cinto de segurança são alguns dos temas abordados. O projeto criado em 1999 chegou a atender, em quatro anos, mais de 20 mil crianças de escolas municipais, estaduais e particulares.

INFORMAÇÕES, LINKS E DOWNLOADS

defesacivilfoz@pmfi.pr.gov.br